Grito de Mulher 2014 na República Dominicana


Sob o lema "Somos heroínas!” foi comemorado realizado el dia 1º de março de 2014, no Centro Cultural das Telecomunicações do INDOTEL (CCT), no Centro Histórico de Santo Domingo, República Dominicana, o recital que abriu os eventos do 4º Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher 2014. Este ano, o Festival fez uma homenagem especial levada a cabo pelo Movimento Mulheres Poetas Internacional (MPI), Inc., às heroínas dominicanas de todos os âmbitos, que fundaram com seu esforço a nação.



Ao recital foram adicionadas mais de 20 vozes poéticas de distintas gerações nacionais e internacionais em conjunto com artistas de teatro, artes plásticas, música e dança, homenageando heroínas tais como: Salomé Ureña, María Trinidad Sánchez, Concepción Bona, As Mulheres do 16, Emma Tavárez Justo, Piki Lora, Aniana Vargas, Juana Saltitopa, Rosa Duarte, Ercilia Pepín, Baltazar de los Reyes, Mamá Tingó, as irmãs Mirabal, Aida Cartagena Portalatín, a dra. Evangelina Rodríguez, entre outras.

Entre as poetas participantes se destacou mulheres provenientes do México, Cuba, Rússia, Porto Rico, Nicarágua e República Dominicana. A novidade era um integração de uma sessão especial com poetas masculinos, responsáveis por levar a mensagem de: "Para nós também importa esta causa”.




Desta vez , ele abriu com um vídeo do hino "Grito de Mujer"  do compositor nicaraguense Zaida Perez, a voz do cantora mexicana Adolfina Nava, seguido por uma montagem poética e artística do espetáculo de dança contemporânea, e performance em honra de Anacaona do poeta Dominicana Jael Uribe.

O evento foi um emcees Yanela 
Hernández e Dr. Eduardo Gautreau e uma assistência de mais de 150 pessoas. Entre os poetas foram: Bertha Lucía Cano (México), Conny Palacios (Nicarágua), Teresita Calderon (Rússia) e Zulma Quiñones (Porto Rico). Por poetas dominicanos participando: Lissette Ramirez Reyna , Farah Hallal , Ysabel Florentino e Leibi NG . Patricia Minalla , Denisse Español,  Berenice Pacheco , Mel Dinzey Castro, Marlex e Genesis Rodriguez Alvarez. Seccion a "nós também se preocupam com esta causa", com a participação de poetas Omar Messon e Ramon Gil, Luis Carvajal e poeta cinco anos Dhariel Mesa. Artistas Também participaram: Virna Garcia, Layla Berad, Jean Paez, e Ramona Olivo.
 


 

Eles foram agraciados com o prêmio de "Mulher Alada" embaixadoras na Rússia e Porto Rico, e os membros do conselho do movimento MPI: Angelica Rodriguez, vice-presidente e Eladio Uribe, consultor financeiro. Ademáspor sua contribuição para a causa, Dr. Eduardo Gautreau de Windt.

O evento contou com o apoio do CCT, da Tertúlia Poética Eduardo Gautreau de Windt, da Fundação Literária Aníbal Montaño, Inc., do Ministério da Cultura, entre outras iniciativas e empresas patrocinadoras que têm se somado em apoio à causa. 36 países do mundo participaram do Festival Grito de Mulher 2014, com uma cadeia de mais de 100 eventos simultâneos celebrados durante todo o mês de março, graças à iniciativa nascida na República Dominicana já há quase quatro anos.

Os interessados podem conhecer a trajetória do Festival Internacional de Poesia Grito de Mulher, fotos, notícias e vídeos de eventos na República Dominicana e no mundo visitando sua página www.gritodemujer.com ou acompanhando suas distintas redes sociais.


Share on Google Plus

0 comentários: