Grito de Mulher 2014 Belo Horizonte, Brasil

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, a poeta e editora, ativista cultural e professora de idiomas,Tânia Diniz, é a idealizadora do mural poético Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz, desde 1989 - um espaço que enfatiza o feminino e busca descobrir e publicar autores novos ao lado dos já consagrados- além de ser fonte de pesquisas - o que vem cumprindo bem desde então. Com circulação internacional,  já organizou vários Concursos Internacionais de Poesia com  ótima acolhida e completa neste ano, 25 anos de paixão luta pela poesia.(www.mulheresemergentes.com

Neste dia 08 de março de 2014 , Tânia Diniz, pelo  Mulheres Emergentes, organizou dois eventos em parceria com o projeto Grito de Mujer, coordenado por Jael Uribe

Foi a primeira participação do  Brasil e para tanto,convidou algumas poetas amigas e artistas plásticas. A poeta,cantora, professora de inglês e escoteira, Lívia Tucci ajudou a coordenar. Os eventos constaram de uma exposição de poemas, ilustrados ou não, de Tânia Diniz, Livia Tucci, France Gripp, poeta, escritora de literatura infantil, professora universitária de inglês e literatura; Clevane Pessoa, psicóloga militante pelo feminino, ativista cultural, poeta e desenhista do Rio Grande do Norte, radicada em Minas Gerais e que pertence ao ME ; Neuza Ladeira, poeta e aquarelista sobrevivente da Tortura durante a Ditadura Militar brasileira, e Iara Abreu, artista visual,ilustradora e ativista cultura, autora do projeto Aspectos Urbanos, onde ilustra poemas de inúmeros poetas nacionais e extrangeiros.

E expôs desenhos e pinturas, das mesmas poetas Clevane, Neuza e Iara.Tudo mostrando as diversas faces da Mulher e protestos contra o desrespeito para  com ela. Além de um painel com notícias mundiais sobre a violência contra a mulher.

Pela manhã, às 10 hs, foi aberta a exposição no Centro Cultural do Padre Eustáquio, no bairro de mesmo nome - que se estenderá até 29 de março - com distribuição de poemas impressos, artisticamente dobrados, aos participantes. 

Às 18 hs, aconteceu a abertura  da 2a. exposição na Livraria Status,na praça Savassi, bairro Funcionários.

Foi um delicioso encontro de interação com o público! Também distribuíram poesia, se apresentaram no palco com a leitura dos poemas por todas, e canções lindamente interpretadas por Livia. Foi uma noite feliz na  qual marcaram a presença poética da mulher, em homenagens e manifestação contra a violência. 

E seguimos nossa luta...

Share on Google Plus

0 comentários: